O que é: Operador ternário

O operador ternário é um recurso muito utilizado em linguagens de programação para simplificar a escrita de expressões condicionais. Ele é chamado de “ternário” porque envolve três partes: uma condição, uma expressão que é executada caso a condição seja verdadeira e outra expressão que é executada caso a condição seja falsa. Esse operador é uma alternativa concisa ao uso do comando “if-else” e pode tornar o código mais legível e fácil de entender.

Exemplos e uso do operador ternário em linguagens de programação.

Em várias linguagens de programação, o operador ternário é representado pelo símbolo “?”. Vamos ver um exemplo em JavaScript:

let idade = 18;
let mensagem = (idade >= 18) ? "Você é maior de idade" : "Você é menor de idade";
console.log(mensagem);

Nesse exemplo, a condição é se a variável “idade” é maior ou igual a 18. Se a condição for verdadeira, a mensagem “Você é maior de idade” será atribuída à variável “mensagem”. Caso contrário, a mensagem “Você é menor de idade” será atribuída. O resultado final será impresso no console.

O operador ternário também pode ser utilizado em expressões mais complexas. Vejamos um exemplo em Python:

numero = 10
resultado = "par" if numero % 2 == 0 else "ímpar"
print(resultado)

Nesse caso, a condição é se o resto da divisão do número por 2 é igual a 0. Se for verdadeira, a string “par” será atribuída à variável “resultado”. Caso contrário, a string “ímpar” será atribuída. O resultado final será impresso no console.

O operador ternário é uma ferramenta poderosa que pode simplificar a escrita de expressões condicionais em linguagens de programação. Ele permite que você escreva de forma mais concisa e legível, evitando a necessidade de usar comandos “if-else” mais longos. No entanto, é importante usá-lo com moderação e garantir que o código seja fácil de entender para outros desenvolvedores. Com a prática, você se tornará mais familiarizado com o uso do operador ternário e poderá aproveitar seus benefícios em seus projetos de programação.